NOTÍCIAS

Ano internacional de cooperação na esfera da água

Começa o Ano Internacional de Cooperação na Esfera da Água

O ano de 2013 constituirá um período chave para os esforços internacionais para resolver a crise que indica haverem, ainda 770 milhões de pessoas sem acesso à água potável, e de 2,5 milhões que estão privadas de serviços de esgotamento sanitário adequado.

Com este propósito a ONU inicia o Ano internacional da Cooperação na Esfera da Água, proclamado pela Assembleia Geral em uma resolução adotada em dezembro de 2010.

Este texto destacou que a água é fundamental para o desenvolvimento sustentável, em particular para a integridade do meio ambiente, a saúde e o bem-estar humano e a erradicação da pobreza e da fome.

Todos estes desafios fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU no ano 2000 para serem cumpridos até 2015.

Um deles busca reduzir à metade o percentual de pessoas sem acesso à água potável e aos serviços básicos de esgotamento sanitário, meta cujo cumprimento desperta cepticismo por causa dos lentos e desiguais avanços registrados até agora.

Frente a essa situação agravada pelos efeitos das mudanças climáticas e outros problemas que repercutem negativamente na quantidade qualidade da água, a ONU insiste na necessidade de fortalecer a cooperação em todos os planos.

Este é um dos ângulos principais do Ano Internacional da Cooperação na Esfera da Água, o qual deve servir para a realização de atividades a todos os níveis, segundo estabelece a resolução da Assembleia Geral.

Há dois anos e a pedido da Bolívia, a entidade reconheceu o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário como "um direito humano essencial para o pleno desfrute da vida e de todos os demais direitos humanos".

Para 2013 está programada uma conferência internacional de alto nível sobre a cooperação na esfera da água, a celebrar-se em agosto no Tayikistão.

Também existe uma proposta para realizar outra reunião na sede da ONU, em Nova York, no Dia Mundial da Água, em 22 de março, proclamado há 20 anos (1992) pela Assembleia Geral.

Também está em desenvolvimento um decênio internacional para a ação, denominado Água fonte de vida, entre 2005 e 2015. Pouco antes (2003) se comemorou o Ano Internacional da Água Doce.

Ultimas Notícias